Capacitar uma equipe é o fator que mais pesa na qualidade do serviço prestado e no desempenho do negócio no modo geral. Por isso é tão importante investir em programas de treinamentos e desenvolvimento para sua equipe. Isso pode gerar mais custos em uma empresa, especialmente se o material for muito extenso. Uma forma de mitigar isso é a utilização de podcast em treinamento corporativo.
Esse tipo de atividade tem se tornado mais comum e é uma forte tendência no desenvolvimento de treinamentos para empresas. Sabendo como utilizar de maneira correta esse recurso, certamente verá um efeito bem positivo no desenvolvimento do seu negócio.
O que são os podcasts?
De forma bem simples, um podcast é um material, como uma aula, entregue na forma de áudio, semelhante a um programa de rádio. Porém, ao invés de ser transmitido ao vivo, ele é gravado para que o espectador possa ouvi-lo quando achar melhor.
Nos últimos anos, graças à maior presença das ferramentas digitais no dia a dia, tanto consumidores quanto empresas estão se adaptando para tirar o maior proveito possível desse tipo de mídia. Os podcasts são um exemplo bem claro disso, ajudando na modernização dos treinamentos, além de outras áreas, como o áudio-marketing, por exemplo.
Quais as principais vantagens do podcast em treinamento?
A elaboração de podcasts se tornou algo mais comum por diversos motivos, tanto dentro quanto fora das empresas. Alguns exemplos de suas principais contribuições para os programas de treinamento estão abaixo:
1. Conteúdo mais dinâmico
Absorver um conteúdo via texto e via áudio são duas experiências consideravelmente diferentes. Ouvir a voz de outra pessoa à medida que ela explica seu conteúdo é uma forma de aprendizado mais eficiente para várias pessoas, além de exigir menos atenção concentrada por um período longo de tempo, economizando um pouco da sua energia mental.
O simples fato de as informações serem apresentadas em um formato dinâmico já contribui bastante com a absorção de certos tipos de conteúdo. Algo especialmente importante em treinamentos corporativos, onde cada instrução e aprendizado tem um impacto bem elevado no trabalho que é entregue para o cliente final.
2. Não depende de um local específico
Um das primeiras limitações no desenvolvimento de muitos treinamentos corporativos, especialmente os presenciais, é a disponibilidade de um local adequado. Em muitos negócios, não há uma sala grande o suficiente onde é possível reunir todos os colaboradores. Da mesma forma, um treinamento a distância exige que todos os participantes estejam disponíveis e presentes ao mesmo tempo.
Com o uso do podcast em treinamento, você consegue minimizar esse tipo de problema. Já que são utilizadas gravações ao invés de transmissões ao vivo, cada pessoa pode ouvir onde achar melhor e quando achar melhor, sem depender de uma intercessão na disponibilidade de agenda de todo mundo.
3. Custo de produção reduzido
Existem várias maneiras de promover treinamentos a distância, cada um com seus prós e contras. Porém, um dos contras que mais pesa para os empreendedores é justamente o investimento inicial, especialmente em recursos de vídeo, preparação da transmissão, entre outras coisas do tipo. Dependendo do tipo de negócio, pode ser praticamente impossível ter tudo isso à sua disposição facilmente.
Diante dessa perspectiva, os podcasts se tornam um canal bem mais eficiente. Em primeiro lugar, como tudo que é necessário é um sistema de gravação de áudio, o custo total de investimento é bem menor em relação à qualidade que você obtém. Além disso, é mais fácil preparar uma estação de gravação adequada em qualquer casa.
4. Facilidade de replicação
Como já mencionamos, quanto mais pessoas precisam acessar o mesmo treinamento, mais difícil é fazer com que ele seja transmitido com a qualidade necessária. Se forem treinamentos presenciais, é importante que todos tenham acesso aos mesmos equipamentos e recursos durante cada sessão. Se forem transmissões ao vivo, todos os colaboradores devem conseguir acessar e assistir com o mínimo de qualidade.
Com os podcasts, esse problema fica bem menor. Basta disponibilizar o arquivo para ser ouvido na plataforma de treinamentos da sua empresa, em uma pasta na nuvem ou em outro meio disponível. Dessa forma, toda a informação de treinamento estará rapidamente disponível para seus colaboradores sem muita dificuldade.
5. Gravações podem ser arquivadas e reutilizadas
Uma vez que um treinamento é elaborado, é provável que você venha a reutilizá-lo no futuro, especialmente se for um tópico bem básico sobre o setor ou sua empresa como um todo. Sendo assim, ter que reinvestir nesses programas com muita frequência não é a forma mais eficiente de fazer seus investimentos.
Sendo assim, o uso do podcast em treinamento apresenta mais uma solução: o arquivamento de gravações. Uma vez que um material esteja elaborado e possua a qualidade que você deseja, basta deixá-lo guardado e reapresentá-lo aos novos colaboradores quando isso for necessário. Dessa forma, você só precisa refazer o treinamento quando houver alguma mudança no seu conteúdo.
6. Economia de tempo
Por fim, mas não menos importante, um podcast também é um investimento mais eficiente do seu tempo e da sua equipe. Em treinamentos normais, pode ser necessário repeti-los várias vezes, exigindo que você passe mais tempo como instrutor e menos tempo em outras áreas da gestão da sua empresa.
Ter podcasts gravados, que podem ser reproduzidos em horários diferentes com bem menos esforço e investimento, é uma forma bem melhor de economizar seu tempo a longo prazo. Da mesma forma, o tempo da sua equipe também é preservado, já que eles podem alocar o horário dos treinamentos como acharem mais adequado em suas rotinas.
Com essas informações, já fica bem clara a importância do uso do podcast em treinamento corporativo. Para quem precisa administrar uma equipe a distância, é uma ferramenta extremamente útil.
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