O uso dessas tecnologias vem sendo amplamente explorado pelo mercado da construção civil, mas você sabe o que é cada uma delas?

Realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista são conceitos diferentes, apesar de cada um ser útil e interessante por si só. Além disso, eles podem até ser usados em conjunto, dentro de uma mesma estratégia.

Realidade Virtual: Te leva para lugares diferentes.

Basicamente a realidade virtual cria um conteúdo 100% virtual, onde se replica um ambiente, seja uma captura real com tecnologia de câmera de 360 graus ou captura simulada e renderizada com programas gráficos em 3D.  Sendo assim, você consegue entrar em jogos, cenários e ambientes arquitetônicos e se movimentar por eles, mas para isso é preciso a utilização de óculos VR.

Desde 2018 essa tecnologia vem ganhando espaço no cenário da construção civil brasileira, um exemplo é a MRV Engenharia, onde está trocando os seus apartamentos mobilhados por óculos de realidade virtual para transmitir as imagens do apartamento sendo possível que o cliente se movimente pelos ambientes.

A ferramenta propicia ao cliente uma experiência personalizada, fazendo alterações de acordo com suas preferências e exigências. Essa possibilidade de personalização, com readaptação do espaço em tempo real feito pelo próprio cliente, é a principal vantagem da nova tecnologia.

Realidade AumentadaAdiciona conteúdo no seu ambiente.

Essa tecnologia basicamente projeta informações virtuais (imagens, gráficos, personagens, textos) para o mundo real. Um exemplo são os filtros do Instagram ou o famoso jogo do Pokemon GO, onde você pode interagir com animações em seu ambiente.

Para testar, você precisa apenas de um aparelho compatível com os aplicativos que trabalham com a realidade aumentada, como um smartphone, videogame ou um tablet. Apesar de não ser necessário usar acessórios de imersão, alguns dispositivos específicos já foram criados especialmente para uso da realidade aumentada, como Hololens e Google Glass.

Na construção Civil é utilizada para simular objetos inseridos em um ambiente, ou visualizar modelos 3D em tempo real e na escala correta apenas lendo um QR Code.

Realidade Mista: Insere objetos virtuais no mundo real.

Basicamente ela permite que o usuário veja o mundo real (como na realidade aumentada) ao mesmo tempo em vê objetos virtuais (como na realidade virtual), permitindo ancorar elementos virtuais para um ponto no espaço real e possibilitando ao usuário manipular e interagir com os elementos.

Associada a tecnologias de geração de hologramas, permite que os modelos possam ser facilmente interpretados e que as relações espaciais entre objetos possam ser rapidamente percebidas.

Na indústria da construção, com a utilização de modelos BIM (Building Information Modelling), é possível analisar detalhes construtivos, cortar paredes, desabilitar layers para facilitar a visualização de alguma informação, entre outras possibilidades.

Fonte: Construa

Comentar