Para seguir o perfil dos alunos do século XXI, as escolas precisam aplicar estratégias que contribuem com a aprendizagem, como a gamificação na educação.
O processo de ensino-aprendizagem vem mudando de forma significativa nos últimos anos, principalmente pelos avanços tecnológicos, que estão transformando o perfil dos alunos e a forma como eles absorvem os conhecimentos. Por isso, as instituições de ensino estão cada vez mais levando para dentro da sala de aula iniciativas que contribuem para a internalização dos conteúdos, como a gamificação na educação.
Há algum tempo, pensar em trabalhar os jogos de maneira estratégica para o aprendizado dos alunos parecia uma ideia muito ousada, já que havia um certo receio de que o grupo encarasse esse posicionamento como algo ligado somente à diversão.
Mas, hoje, com os estudantes conhecidos como “nativos digitais”, a gamificação na educação se tornou uma estratégia pedagógica repleta de benefícios interessantes. A seguir, iremos apresentar detalhes desse trabalho e como ele contribui para a formação integral das crianças e dos jovens.
Confira!
Relembrando o que é gamificação
Para aplicar qualquer estratégia no processo de ensino-aprendizagem, é importante conhecer como ela funciona, estipular metas e adequá-la de acordo com o perfil e as necessidades da turma. Com a gamificação na educação não é diferente: professores e gestores devem se aprofundar neste assunto e descobrir como ele pode agregar valor para os seus alunos.
Bom, resumidamente, esse conceito está relacionado à utilização de dinâmicas e mecanismos de jogos que têm com objetivo engajar os alunos, promover reflexões e estimulá-los a solucionar problemas e desafios, tudo isso com foco no aprendizado. Vale ressaltar que a gamificação na educação não está voltada somente para o uso de recursos tecnológicos, pois os jogos físicos também podem promover o engajamento dos alunos.
Um dos pontos de destaque dessa estratégia é que ela envolve os estudantes e é super estimulante, pois ao mesmo tempo em que promove aprendizados significativos, os jogos despertam sentimentos de alegria e diversão, algo que outras aplicações pedagógicas não conseguem proporcionar.
Os benefícios da gamificação na educação
Como vimos, a gamificação na educação é uma estratégia que vem conquistando um espaço importante nas instituições de ensino. Impulsionada pelos avanços tecnológicos, mas com grande eficácia também nos jogos offline, essa aplicação proporciona benefícios importantes para a formação integral dos alunos:
1. Melhora a memória
Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno. Sendo assim, as atividades baseadas na gamificação contribuem para que a criança ou o jovem se recorde com mais facilidade do material trabalhado, pois o processo de absorção está ligado ao lúdico.
Além disso, essa estratégia também melhora o processo de assimilação dos estudantes, pois eles retêm com mais facilidade o conhecimento adquirido na atividade que utiliza os jogos.
2. Torna o processo de aprendizagem mais prazeroso
Um benefício muito interessante que a gamificação na educação proporciona é a forma como os alunos passam a encarar as atividades. É bastante comum que as crianças e os adolescentes associem as tarefas pedagógicas com uma obrigação, mas com a aplicação dos jogos essa percepção muda.
O ambiente lúdico dos games torna o processo de ensino mais prazeroso para o grupo, além de engajar os alunos nas atividades, facilitando o processo de transmissão e absorção dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
3. Desenvolve a autonomia
A gamificação na educação também ajuda a promover uma atitude que os educadores a todo o momento incentivam os alunos a desenvolver: a autonomia. Com os jogos direcionados para fins pedagógicos, eles se tornam protagonistas do processo de aprendizagem, colocando o professor como um mediador da busca pelos conhecimentos.
Os games representam uma forma de construção do aprendizado que trabalha tanto o individual quanto o coletivo. Para concluir as atividades, o grupo precisa apresentar ideias e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a trajetória acadêmica, em um esforço conjunto para solucionar as demandas.
4. Estudantes mais concentrados
O receio de que os jogos fossem distrair os alunos e impedi-los de aprender os conteúdos trabalhados era uma preocupação real dos educadores. Porém, com a gamificação na educação aplicada de forma estratégica, o que vem acontecendo é justamente o contrário.
Nas atividades, os estudantes conseguem aprimorar a concentração, pois é estimulada a competição saudável entre o grupo e é preciso muita atenção para solucionar os desafios de forma correta e avançar de fase nos games.
5. Aprimora os resultados dos alunos
Outra característica que merece destaque em relação à gamificação na educação é a melhora considerável que essa estratégia promove nos resultados gerados pelos alunos.
Como vimos, a utilização dos jogos ajudam o estudante a reter melhor o conhecimento, e isso leva a uma motivação natural. Durante as atividades, cada aluno é estimulado a ir em busca de mais conhecimento e essa característica se expande para outras áreas, fazendo com que as notas melhorem progressivamente, além do aprendizado se tornar mais duradouro.
Fonte: SophiA